quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Coxinha de arroz

Oi pessoal,
como vocês sabem, continuo com minhas aventuras gastronômicas. A última foi fazer coxinha com arroz. Podem acreditar!!! A massa é feita com arroz. Sempre que sobra arroz, acabamos fazendo o tradicional bolinho ou arroz de forno. Por isso resolvi testar uma receita nova que vi em mais um programa culinário. Achei fácil e gostoso. Até o David (meu marido) gostou. E olhe que ele é o maior comedor de coxinha que conheço, junto com a Arlete, é claro. Os dois adoram provar coxinhas em diferentes lugares de Sampa e outras localidades. Em todas as viagens que fazemos, lá vão os dois provar essa preciosidade da nossa culinária. E acreditem se quiser, eles dão até notas para elas. Por isso vou passar a receita para vocês testarem.


Coxinha de arroz
½ xícara (chá) de leite
1 tablete de caldo de galinha
2 ovos
2 xícaras (chá) de arroz cozido
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto

Recheio:
 ½ peito de frango cozido e desfiado
1 tomate sem sementes picado
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho
1 tablete de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de azeite
Salsa e pimenta a gosto
100g requeijão de bisnaga

Para ermpanar:
ovos
Farinha de rosca

Modo de preparo

Massa:
Bata no liquidificador o leite, o caldo de galinha, o sal, os ovos e o arroz. Despeje em uma panela com o óleo aquecido e acrescente a farinha de trigo. Mexa até soltar do fundo da panela, sove e deixe esfriar. Modele as coxinhas.
Recheio:
Leve ao fogo o azeite, com o alho, cebola, tomate, e o caldo de galinha, deixe refogar. Junte o peito de frango desfiado, e refogue bem. Coloque pimenta e a salsa.
Depois de frio junte o requeijão de bisnaga e recheie as coxinhas.
 

 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pão de mandioquinha

Oi pessoal,
esta semana eu assisti ao programa de culinária na band, o dia dia, e vi uma receita muito legal com a chefe Ana Costa. Era um  pão de mandioquinha de liquidificador. Como sou muito curiosa, fiz a receita no dia seguinte para ver se dava certo. Como não tinha mandioquinha, usei abóbora cambotiã. Para minha surpresa, ficou muito bom. A massa fica fofinha e neutra, dá para comer com doce ou salgado. Vou colocar a receita do jeito que peguei, e a substituição fica a seu gosto. Vale a pena tentar! Espero que gostem.

Pão de mandioquinha

Massa:
200 ml de leite morno
100 g de margarina (eu usei manteiga) em temperatura ambiente
3 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
50 g de coco ralado
3 tabletes de fermento para pão (45 g)
250 g de mandioquinha cozidas e espremidas (usei abóbora)
Farinha de trigo o quanto baste (até soltar das mãos)

Cobertura:
Gel de brilho (usei ovo levemente batido)  e coco em flocos

Modo de preparo

Massa:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha. Retire a mistura do liquidificador. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até dar ponto de desgrudar da mão. Enrole e coloque em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno preaquecido em 180º aproximadamente 25 minutos.
 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sopa creme de pinhão com carne

Oi pessoal,
com o frio que está fazendo esses dias, nada melhor do que uma sopinha para ajudar a esquentar. E por que não variar um pouco com um creme de pinhão com pedacinhos de carne. Eu adoro esse creme. Dá um pouco de trabalho descascar o pinhão, mas vale a pena. Espero que gostem.

Sopa creme de pinhão com carne
400g de pinhão cozido e descascado
1litro de água
2 bifes cortados em pedaços pequenos (eu usei baby bife ou miolo da alcatra)
2 dentes de alho
1 colher de azeite
1 colher (rasa) de café de sal
Bata no liquidificador, o pinhão e a água. Deixe uns 5 pinhões sem bater, corte em rodelas e reserve. Em uma panela, refogue os pedaços de carne com o azeite. Acrescente o alho e deixe dourar. Por último coloque o pinhão batido com a água e o sal. Refogue até ele ficar cremoso. Acrescente o pinhão em rodelas que estava reservado. E está pronto o seu creme. Bom apetite!!!     

"Strogonofe" de abóbora com frango

Oi pessoal,
em um dia desses eu comprei filé de frango demais. Fiz os filés grelhados no almoço e no jantar. No dia seguinte, ainda tinha filé de frango. Mas já não queria comê-los grelhado. Então resolvi fazer uma pesquisa na internet para ver se achava alguma coisa diferente para fazer com eles. Foi aí que achei uma receita de frango com abóbora. Pensei então "por que não fazer um creme de abóbora com frango?" . Resolvi fazer uma receita diferente, daí surgiu o "Strogonofe" de abóbora com frango. É bem prático e gostoso. Espero que gostem.

"Strogonofe" de abóbora com frango
400g de abóbora japonesa (ou cabotiã) cozida e amassada
300g de filé de frango temperado com sal e cortado em cubinhos
1/2 cebola grande ralada
1 colher de sopa de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite
 1 colher de sopade requeijão cremoso
1 colher de sopa rasa de gengibre ralado
1 colher de chá rasa de sal
Em uma panela, frite o frango sem óleo e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola com manteiga até dourar. Acrescente abóbora cozida e amassada e o sal. Deixe refogar por uns 2 minutos mexendo sempre. Acrescente o frango e o gengibre, e refogue por mais 5 minutos. Por último, coloque o requeijão e o creme de leite. Mexa bem. Experimente para ver se o sal está ao seu gosto e está pronto.  Sirva com arroz branco e batata palha. E bom apetite!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pé de moleque

Olá pessoal,
como estamos no mês de junho achei que vocês gostariam de algumas receitas para as festas juninas. Por isso vou passar uma receita de pé de moleque que uma amiga (Marlove) me deu há algum tempo. A filha dela fez e ela levou para a escola e fez um sucesso. E eu como toda formiguinha adorei. Pedi a receita e fiz, mais de uma vez. Então aqui vai...

Pé de moleque
1 embalagem de glucose (Karo)
2 potes de pasta de amendoim (amendocrem)
1 xícara (chá) de açúcar
1 caixa de cereal de chocolate (bolinhas)
400g de amendoim torrado

Leve ao fogo o açúcar, o amendocrem e a glucose. Mexa até derreter. Tire do fogo e acrescente os outros ingredientes. Coloque em uma forma untada com margarina. Deixe esfriar e corte.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Torta Pizza

Oi pessoal,
Tenho uma receita muito gostosa e prática para vocês hoje. A ideia foi da minha irmã Glauce. Eu vendo bastante essa torta. E acho que vão gostar também. Quem não gosta de uma tortinha quentinha para um lanche ou acompanhando uma salada?

Torta Pizza
Massa
3 ovos
1 xícara (200ml) de leite
1 xícara (200ml)de óleo
2 xícaras (200ml)de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1 colher de café rasa de noz moscada em pó
1 colher de café orégano
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata no liquidificador o leite, os ovos e o óleo. Reserve. Em um recipiente coloque os ingredientes secos. Por último, misture tudo sem bater. Coloque em uma assadeira untada com óleo e farinha. Reserve.

Recheio
1 gomo de linguiça calabresa picada
200g  de queijo prato ou mussarela picado
2 tomates picados
1/2 pimentão vermelho ou amarelo picado
1/2 cebola picada
1 xícara (200ml) de azeitonas verdes picadas
1 lata de ervilha
1 colher (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 pitada de sal
Misture tudo e coloque sobre a massa. Afunde o recheio com uma colher. Por último, coloque um copo de requeijão sobre o recheio e um pouco de azeite. Asse por aproximadamente 35 minutos em forno já aquecido em 180º. E bom apetite!!!

domingo, 10 de abril de 2011

Patê de cenoura da dona Rosária

Oi pessoal,
a receita que vou compartilhar com vocês hoje, é sucesso nas festas lá em casa. Todos que experimentam o patê da dona Rosária (minha sogra), elogiam muito e pedem a receita. Por isso, ela me deu a receita para colocar no blog. Para que todos tenham acesso. Espero que gostem.
 
Patê de cenoura da dona Rosária
3 pimentões vermelhos grandes
3 tomates
3 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de salsa
2 xícara (chá) de água
Bata tudo no liquidificador e reserve.
 Em uma panela, coloque:
1 xícara de óleo
150g de azeitonas verde picadas
1 copo americano de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 ovo
Leve ao fogo e deixe cozinhar bem.Retire do fogo, acrescente a mistura do liquidificador. Leve ao fogo por mais 5 minutos. Por ultimo, acrescente 1 colher de azeite. Mexa bem. E está pronto.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bolo de iogurte com calda de maracujá

Oi pessoal,
esta semana fiz uma receita que veio na embalagem da farinha que comprei, um bolo de iogurte. A massa fica muito leve e fofinha. A receita é muito prática. Mas resolvi dar um toque pessoal a essa receita e fiz uma calda de maracujá que combinou bastante. Espero que gostem.

Bolo de iogurte com calda de maracujá
Massa
1 pote de iogurte natural (170g)
1 xícara de óleo
4 ovos
2 xícaras (200ml) de açucar
2 xícaras (200ml) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer
Bata no liquidificador o iogurte, os ovos, o óleo e o açucar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento. Adicione a aprte líquida e misture bem. Despeje em uma forma untada com óleo e farinha. Eu faço em uma forma retangular 30 x 20. Assar em forno pré-aquecido (180º) por aproximadamente 30 minutos.

Calda
1 maracujá grande (ou 2 pequenos)
100ml de água
2 colheres (sopa) de açucar
Leve ao fogo e mexa de vez em quando. Deixe ferver por 5 minutos e está pronto. Deixe esfriar. E é so colocar sobre o bolo frio.   

quinta-feira, 10 de março de 2011

Quiche de bacon com champignon

Oi pessoal,
agora que acabou o carnaval, mãos à obra. Vou dividir uma receita com vocês, que é vendo bastante e é muito elogiada. É o quiche de bacon com champignon. Não pense que fica gorduroso e pesado não. Pelo contrário, ela fica leve e sequinha. Experimente!!!

Quiche de bacon com champignon
Massa
2 colheres de manteiga
4 colheres de margarina
80 ml de água
1 colher de café rasa de sal
farinha até dar ponto
Misture a manteiga, a margarina, a água e o sal. Acrescente a farinha mexendo com a mão até desgrudar da mão. Abra a massa em uma assadeira redonda de 25 cm de diâmetro. Faça furos na massa no funda da assadeira para não formar bolhas e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos. Reserve.

Recheio
1 xícara de bacon picado
1 xícara de champignon picado

Creme
1 caixinha de creme de leite
1 ovo
1/2 colher (café) de sal
1/2 colher (café) de noz moscada
1/2 colher (café) de orégano
1 colher (sopa) de cheiro verde
1 colher (sopa) de queijo parmesão
Bata tudo no liquidificador.

Montagem
Espalhe sobre a massa pré-assada, o bacon e o champignon. Despeje a mistura do liquidificador sobre a torta e leve ao forno até a massa e o creme ficarem dourados. E bom apetite!!!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Bolo pudim

Oi pessoal,
hoje testei uma receita que veio numa embalagem. Na verdade, algumas pessoas já tinham me pedido esse bolo e eu sempre dizia que não sabia fazer. Quando vi a receita nessa embalagem, fiquei curiosa para ver se dava certo. Então resolvi procurar em alguns sites e vi que era assim mesmo. Decidi fazer. Como gostei muito e meu marido também, achei que seria interessante compartilhar com vocês. Espero que gostem!

Bolo pudim

Calda
2 xícaras de açucar refinado
1 xícara de água
Derreta o açucar mexendo até derreter. Acrescente a água e deixe ferver até o ponto de calda para pudim. Despeje na forma untada com manteiga.

Massa do bolo
3 ovos (as claras em neve)
1 xícara (chá) de açucar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2   xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) chocolate
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata as claras até ficar em ponto de neve. Reserve.
Bata o açucar, as gemas e a manteiga até formar um creme. Adicione o chocolate, a farinha e o leite. Acrescente as clara em neve. Por último, coloque o fermento, misture bem e coloque na forma já caramelizada. Reserve.

Pudim
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 a mesma medida de leite

Bata tudo no liquidificador. Depois, despeje lentamente sobre a massa de bolo. Asse em forno pré aquecido (180º) em banho-maria sem tampar por aproximadamente uma hora. Para saber se está assado, enfie um palito no bolo até o fim. Se sair limpo, está assado. Desnforme quando estiver frio. Sirva gelado. E bom apetite!!!
PS. Não se assuste se o pudim se misturar com o bolo na hora em que você estiver despejando. No forno a mistura do pudim desce e a massa do bolo sobe.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bolo de cenoura

Oi pessoal,
aqui vai uma receita coringa e muito gostosa. Uma ótima pedida para um café. É o bolo de cenoura. Algumas pessoas reclamam que a massa fica pesada ou solada. Então, aqui vai a minha receita que tenho certeza que vão adorar.

Bolo de cenoura
2 cenouras grandes limpas (tirar a casca como você está acostumada) e cortadas em rodelas
3 ovos
1 xícara (200 ml) de óleo
2 xícaras (200 ml) de açucar
 Bata tudo no liquidificador. Reserve.

Em uma tigela, coloque:
2 xícaras (200 ml) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Acrescente a parte líquida e misture na mão até obter uma massa homogênea. Coloque em uma assadeira untada com óleo e farinha. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 35 minutos, em 180º. O tempo pode variar depende do forno.
A cobertura pode ser brigadeiro. Eu faço o brigadeiro normal e quando está no ponto de desgrudar da panela, acrescento 1/2 caixinha de creme de leite. Fica bem cremoso.  


Espaguete com frutos do mar

Oi pessoal,
eu adoro uma boa massa, ainda mais com frutos do mar. Sempre quis fazer, mas tinha medo. Mas como trouxe da Ilha Comprida um pacote para caldeirada, que já tem tudo, resolvi me aventurar. Pesquisei em vários sites, selecionei as mais coerentes e acessíveis e fiz. O David diz que ficou muito bom. Por isso vou compartilhar minha experiência com vocês. A porção é para duas pessoas.Se alguém tentar fazer, me conte como ficou.
 
Espaguete com frutos do mar

1/4 espaguete
Cozinhe em uma panela com água com sal. Eu gosto ao dente. Enquanto isso, vai fazendo o molho.

Molho
1 xícara de tomate picado
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho
1/2 cebola picada
1 colher (café) de sal rasa
1 pitada de pimenta do reino e calabresa
150g de frutos do mar
Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Coloque o tomate, as pimentas e o sal e deixe refogar até o molho ficar mais encorpado. Acrescente os frutos do mar e deixe cozinhar (depois que levatar ferura) por 2 minutos. E está pronto. Eu gosto de colocar um fio de azeite no macarrão depois de cozido, para dar mais sabor. Coloque o molho sobre a massa e BOM APETITE!!!


 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pão caseiro

Olá pessoal,
essa receita de pão é muito boa e fácil. Vale a pena testar. Minhas irmãs sempre fazem pão em casa. Sempre que vou para Birigui, volto uns dois quilos mais gorda. Sempre fazemos "aquele café da tarde" com bolo, pão, beliscão, pão de queijo e outras guloseimas. É uma verdadeira perdição. Daí tive a ideia de colocar a receita no blog para vocês. Espero que gostem

Pão caseiro
9  colheres de açúcar
1 copo (200ml) de leite
1/2 copo (ou 100ml) de água
30g de fermento biológico fresco (ou 1 sachê de fermento seco)
2 ovos
2 colheres de margarina
1/2 copo (ou 100ml) de óleo
1 pitada de sal
Mexa bem, coloque farinha até dar ponto (mais ou menos 1K + 1 copo).
Enrole os dois pães (ou coloque na forma para pão) e deixe crescer bem. Um pouco mais que o dobro do volume. Assar em forno pré-aquecido em 180º até ficar moreno. E bom apetite!!!

Bolo de maçã com nozes

Olá pessoal,
depois de um longo período de férias, retornei. Mas não pensem que deixei de fazer e comer as comidinhas deliciosas que me indicam. Uma delas foi o bolo de maçã que uma amiga mandou por email. Já fiz várias vezes. E todas as vezes que fiz, foi muito elogiada. Espero que gostem.

Bolo de maçã com nozes
4 maçãs descascadas e cortadas em cubos (não muito pequeno, 1cm)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açucar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 colher de sopa rasa de canela em pó
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
5 Nozes cortadas ao meio para decorar.
Junte tudo em uma tigela e misture com a mão. Coloque em uma forma com um furo no meio, untada com óleo e farinha. Assar em forno pré-aquecido em 180º por aproximadamente 35 minutos. Depende do forno.

Observação: Você pode colocar castanha do para, amêndoa e uva passa, se gostar.