quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Coxinha de arroz

Oi pessoal,
como vocês sabem, continuo com minhas aventuras gastronômicas. A última foi fazer coxinha com arroz. Podem acreditar!!! A massa é feita com arroz. Sempre que sobra arroz, acabamos fazendo o tradicional bolinho ou arroz de forno. Por isso resolvi testar uma receita nova que vi em mais um programa culinário. Achei fácil e gostoso. Até o David (meu marido) gostou. E olhe que ele é o maior comedor de coxinha que conheço, junto com a Arlete, é claro. Os dois adoram provar coxinhas em diferentes lugares de Sampa e outras localidades. Em todas as viagens que fazemos, lá vão os dois provar essa preciosidade da nossa culinária. E acreditem se quiser, eles dão até notas para elas. Por isso vou passar a receita para vocês testarem.


Coxinha de arroz
½ xícara (chá) de leite
1 tablete de caldo de galinha
2 ovos
2 xícaras (chá) de arroz cozido
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto

Recheio:
 ½ peito de frango cozido e desfiado
1 tomate sem sementes picado
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho
1 tablete de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de azeite
Salsa e pimenta a gosto
100g requeijão de bisnaga

Para ermpanar:
ovos
Farinha de rosca

Modo de preparo

Massa:
Bata no liquidificador o leite, o caldo de galinha, o sal, os ovos e o arroz. Despeje em uma panela com o óleo aquecido e acrescente a farinha de trigo. Mexa até soltar do fundo da panela, sove e deixe esfriar. Modele as coxinhas.
Recheio:
Leve ao fogo o azeite, com o alho, cebola, tomate, e o caldo de galinha, deixe refogar. Junte o peito de frango desfiado, e refogue bem. Coloque pimenta e a salsa.
Depois de frio junte o requeijão de bisnaga e recheie as coxinhas.
 

 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pão de mandioquinha

Oi pessoal,
esta semana eu assisti ao programa de culinária na band, o dia dia, e vi uma receita muito legal com a chefe Ana Costa. Era um  pão de mandioquinha de liquidificador. Como sou muito curiosa, fiz a receita no dia seguinte para ver se dava certo. Como não tinha mandioquinha, usei abóbora cambotiã. Para minha surpresa, ficou muito bom. A massa fica fofinha e neutra, dá para comer com doce ou salgado. Vou colocar a receita do jeito que peguei, e a substituição fica a seu gosto. Vale a pena tentar! Espero que gostem.

Pão de mandioquinha

Massa:
200 ml de leite morno
100 g de margarina (eu usei manteiga) em temperatura ambiente
3 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
50 g de coco ralado
3 tabletes de fermento para pão (45 g)
250 g de mandioquinha cozidas e espremidas (usei abóbora)
Farinha de trigo o quanto baste (até soltar das mãos)

Cobertura:
Gel de brilho (usei ovo levemente batido)  e coco em flocos

Modo de preparo

Massa:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha. Retire a mistura do liquidificador. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até dar ponto de desgrudar da mão. Enrole e coloque em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno preaquecido em 180º aproximadamente 25 minutos.